Escola Franciscana ETEF Mariana Sousa

Vamos falar sobre Sala de Aula Invertida?!

Como o próprio nome enseja, o método da Sala de Aula Invertida consiste na ideia de os alunos estudarem o plano de aula em casa, para que durante a aula estejam cientes do conteúdo e possam debater com os colegas e professor, além de poderem tirar suas dúvidas, “ampliar seus horizontes” e interagir melhor com os colegas!

Mas como essa metodologia pode ser benéfica? Explico!
Além de proporcionar ao alunado uma maior dinâmica, praticidade e absorção de conhecimento, a Sala de Aula Invertida permite um melhor aproveitamento do conhecimento do professor, uma vez que ao chegar na sala de aula, já se terá ciência do assunto a ser ministrado e debatido.

Sabemos que o tempo aplicado nas aulas presenciais é limitado, que vez ou outra por motivos inesperados alguns alunos podem ter que se ausentar das aulas, o que pode prejudicar seu aprendizado e lhe render atraso diante dos demais. Visando sanar esses problemas, através desse método são disponiblilizados materias online (slides, e-books, videoaulas…) para que o aluno decida o melhor horário e local para seus estudos, podendo ter acesso ao plano de aula quando desejar! Eficiente e prático, não?!

E se você está achando que assim o tamanho do trabalho do professor será diminuído, engana-se! Pois, imagine só trabalhar com alunos já cientes do assunto a ser trabalhado em sala?! Mais conhecimento, mais interação, mais perguntas e mais trabalho! Aqui, o papel dele passará a ser de tutor, fazendo com que seus alunos absorvam da melhor forma os conteúdos, através de dinâmicas em grupo, debates e claro, uma maravilhosa explanação que, trabalhada dessa forma, renderá cada vez mais bons frutos.

Viram como a tecnologia pode ser importante na produção e atualização do nosso conhecimento? Os norte-americanos (Jonathan Bergmann e Aron Sams), ambos professores, foram louváveis em sua criação. Que Deus os abençoe por isso, amigos! E vocês, que agora já sabem como funciona a Sala de Aula Invertida, estão dispostos a propor e arriscar essa metodologia na sala de aula em que participam? Espero que sim! Boa sorte e muito conhecimento! Paz e Bem!

Sobre o Autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Envie seu Comentário

Seja o primeiro a comentar!