Marcha Franciscana Frei Bernardo OFM

Retiro em preparação à IV Marcha Franciscana!

Venha participar do nosso Retiro em preparação à IV Marcha Franciscana 2018! Neste Domingo, dia 24/06, das 8h às 17h no nosso CEFRAM, Bacabal,MA! Momento de oração e contemplação preparando o nosso coração para as graças que Deus deseja nos conceder durante a nossa peregrinação franciscana de Bacabal a Lago dos Rodrigues,MA! Venha participar conosco …

1- Quem é convidado a participar do Retiro Franciscano:

Este retiro é preparado a todos que vão participar da nossa Marcha Franciscana 2018, voluntários e Benfeitores que estão na organização da Marcha, os próprios marchantes das proximidades da cidade de Bacabal que tiverem a possibilidade de participar, os membros do grupo de Santa Clara que rezam durante toda a Marcha, os membros do grupo dos Retiros Franciscanos realizados no CEFRAM.

Para melhor nos ajudar na organizar, pedimos que confirme sua participação com o Paulo do CEFRAM, pelo número: 99-3621-1270; sabendo o número de participantes podemos providenciar o material necessário e o ambiente propício no CEFRAM para acolher a todos.

2- Local do Retiro Franciscano:

O local onde se realizará nosso retiro será o CEFRAM, Bacabal! Vamos nos reunir no auditório Dom Pascásio para as meditações, a capela será para a Adoração ao Santíssimo e todo o bosque para os momentos de contemplação e Leitura Orante da Palavra de Deus!

3 – Os horários do Retiro Franciscano:

Pedimos a fidelidade aos horários para que todos possam tirar o melhor proveito do Retiro e que seja respeitado o silêncio durante todo o retiro. Teremos a portaria para as informações necessárias e uns dois voluntários para o acolhimento.

Após as 8h você será bem acolhido, mas lhe pedimos todo o respeito pelo silêncio e ao retiro dos irmãos.

7h às 8h: Chegada dos Retirantes, preparação para o retiro. 

8h15: Início do Retiro no Auditório Dom Pascásio ( se pede que se desligue os celulares)

Introdução e acolhida ao Retiro com São Francisco e Santa Clara de Assis

O silêncio, a escuta de Deus, a Leitura Orante da Palavra de Deus

Exercício espiritual de Silêncio e contemplação em comum

Peregrinação: tempo de graça e conversão, a graça de uma nova vida com Deus.

9h30: Pausa para uma água e banheiro. Se for oferecido um pequeno café, cada um poderá se servir de modo individual e silencioso.

9h45: Preparando para o tempo destinado ao Retiro de Silêncio e Contemplação individualmente no Bosque do CEFRAM. Cada um com a sua Bíblia, o seu caderno de anotações…no bosque, na capela, onde for mais propício para o seu retiro.

11h15: Vamos tocar o sino para chamar a todos para o Auditório Dom Pascásio.

11h30: Momento para a Oração do terço Mariano

12h: O almoço será servido!

Será algo bem simples, para que se possa meditar sobre a importância do Jejum e da Oração na vida do Peregrino. Todos são convidados a se alimentarem de um modo bem simples no espírito do retiro. No CEFRAM vamos oferecer um tipo sopão, em clima de silêncio e contemplação. Durante o almoço vamos escutar a Leitura da Legenda dos Três Companheiros de São Francisco, o texto será ligo enquanto todos almoçam em silêncio.

12h45 às 13h30 tempo livre pessoal.

13h30: Oração da Tarde no Auditório Dom Pascásio.

14h: Meditação sobre o Itinerário Litúrgico da Marcha Franciscana 2018

Deus como Peregrino; A vida como peregrinação. Francisco peregrino com a Igreja.

A Mistagogia da Marcha Franciscana

O sentido dos Sacramentos ao londo de toda a Marcha: O Batismo, Confissão e Eucaristia.

O Acompanhamento Espiritual dos Peregrinos

Uma nova vida, o início de seu itinerário espiritual, sua peregrinação com Deus e os irmãos.

15h: Comunicações, avisos práticos sobre a Marcha

15h30: Santa na Missa na Intenção da nossa Marcha Franciscana 2018.

16h30: Bênção de envio! Abraço e gratidão a Deus e a todos por este momento de graça em nossas vidas.

16h45: A foto Oficial do nosso Retiro. Paz e Bem!

4 – O que levar para o Retiro

Trazer para o retiro sua pequena mochila com sua Bíblia, seu caderno e caneta para as anotações e meditações do retiro, seu terço. Durante o retiro mantenha o seu celular no modo avião, avise seus familiares que só após as 17h terá concluído o retiro. Se possível tenha esta programação junto com você durante todo o retiro para melhor seguir as meditações.

Baixe a Programação do Retiro Aqui!

Assim você poderá ter a programação off line para seguir o Retiro 

5 – Divulgue nossa Marcha Franciscana

Faça o mais breve possível sua inscrição, AGORA MESMO CLICANDO AQUI, divulgue nas suas redes sociais e/ou ajude como voluntário da Marcha Franciscana. Durante o retiro você poderá fazer, confirmar e se inscrever como voluntário com o Paulo ou durante toda a semana até dia 30 deste mês de junho.

Adote um jovem para participar da Marcha Franciscana, ou dialogando com o seu grupo ou pastoral ajude na inscrição de um ou mais jovens para participar da Marcha Franciscana. Maiores informações falar com o Fr Gilberto, CEFRAM, 99-3621-1270.

Se você deseja colaborar como Benfeitor da Marcha com uma doação financeira para possibilitar a participação de mais jovens e na infraestrutura da Marcha, você pode realizar seu depósito bancário ou colaborar diretamente na secretaria do CEFRAM com o Paulo e/ou Fr Gilberto e, assim, se tornar um Benfeitor das Vocações Franciscanas.

6 – Seja um assinante na nossa Revista Franciscana do Peregrino Franciscano

Faça agora mesmo a sua Asssinatura, gratuitamente, da nossa Revista Franciscana do Peregrino Franciscano e receba em seu e-mail todas as informações e textos sobre a Espiritualidade e a Mística Franciscana.

Paz e Bem!

Conto com as suas orações e comunhão durante toda a nossa IV Marcha Franciscana 2018!

Fr Bernardo Brandão, OFM

Envie agora mesmo, compartilhe nas redes sociais, e para os contatos do WhatsApp para a informação de todos.

Paz e Bem!

Sobre o Autor | Website

Bem vindo(a)! Este nosso site é para todos que desejam conhecer, aprofundar e peregrinar neste mundo segundo o itinerário espiritual de São Francisco de Assis e a rica tradição da Escola Franciscana. Sou Frade Franciscano, OFM, e estou muito feliz em ter sua companhia em nossa peregrinação franciscana! Paz e Bem, Frei Bernardo, OFM-Bacabal/MA-Brasil!