Maria, Estrela do Mar

São Bernardo e a Virgem Maria

“Se és agitado pelas ondas, olha para a estrela: invoca Maria!”

Um dos títulos de Nossa Senhora é “Estrela do Mar” (“Stella Maris“, em latim), porque Maria, em sua missão de nos levar a Cristo, é para nós como as estrelas que orientavam mar adentro os marinheiros.

Sobre esse aspecto da Virgem Santíssima como nossa condutora, o grande São Bernardo de Claraval nos legou a seguinte e belíssima exortação:

E o nome da Virgem era Maria (Lc. 1, 27). Falemos um pouco deste nome, que, segundo se diz, significa Estrela do Mar e maravilhosamente convém à Virgem Mãe (…) Ela é verdadeiramente essa esplêndida estrela que devia levantar-se por sobre a imensidão do mar, toda brilhante por seus méritos e radiante por seus exemplos.

Ó tu, quem quer que sejas, que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, em meio a borrascas e tempestades: se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz dessa estrela!

Se o vento das tentações se levanta; se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha para a estrela: invoca Maria!

Se és agitado pelas ondas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha para a estrela: invoca Maria!

Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria!

Se, perturbado pela lembrança da enormidade dos teus crimes, confuso à vista das torpezas da tua consciência, aterrorizado pelo medo do juízo, deixas-te arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despenhar no abismo do desespero, pensa em Maria!

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria!

Que o seu nome nunca se afaste dos teus lábios, jamais abandone o teu coração; e, para alcançares o socorro da sua intercessão, não negligencies os exemplos de sua vida.

Ao segui-la, não te desviarás; rezando a ela, não desesperarás; pensando nela, evitarás todo erro.

Se ela te sustenta, não cairás; se ela te protege, nada terás a temer; se ela te conduz, não te cansarás; se ela te é favorável, alcançarás a meta.

E assim verificarás, pela tua própria experiência, com quanta razão foi dito: “E o nome da Virgem era Maria”.

Sobre o Autor/Contato | Website

Feliz com a sua visita e mais ainda se os textos partilhados iluminam sua vida, sua família, seu trabalho! Inscreva-se em nosso grupo de leitores e juntos, vamos partilhar estes textos e meditações com os nossos amigos e com todos que buscam um sentido para a sua peregrinação!

Espiritualidade e Mística Franciscana

MAIS QUE UMA PEREGRINAÇÃO, UMA FORMA DE VIDA!

Se você ainda não se inscreveu, não perca tempo e já receba a próxima postagem:

Site que evangeliza com Paz e Bem!