Retiro Franciscano Frei Bernardo OFM

Lectio Divina de I Fioretti de São Francisco 10

I Fioretti de São Francisco 

Capítulo X

 

Como Frei Masseo, como se dissesse um provérbio, falou a São Francisco que todo mundo ia para ele; e ele respondeu que isso era para confusão do mundo e graça de Deus; porque eu sou o mais vil do mundo.

Uma vez, São Francisco morava no lugar da Porciúncula com Frei Masseo de Marignano, homem de grande santidade, discrição e graça quando falava de Deus, pelo que São Francisco muito o amava. Um dia, voltando São Francisco do bosque e da oração, e estando na saída do bosque, o dito Frei Masseo quis provar como ele era humilde,foi ao seu encontro, e como se falasse em provérbios, disse: “Por que a ti, por que a ti, por que a ti?”. São Francisco respondeu: “Que é que tu queres dizer?”. Disse Frei Masseo: “Eu digo: por que todo mundo se dirige a ti, e parece que todas as pessoas desejam ver-te, ouvir-te,obedecer-te?. Tu não és um homem bonito de corpo, tu não és de grande ciência, tu não és nobre; então, por que todo mundo vai atrás de ti?”.

Ouvindo isso, São Francisco, todo alegre em espírito, levantando o rosto para o céu, ficou muito tempo com a mente elevada em Deus; e depois, voltando as si, ajoelhou-se e deu graças a Deus; e depois se voltou com grande fervor de espírito para Frei Masseo e disse: “Queres saber por que a mim? Queres saber por que a mim? Queres saber por que todo mundo me vem atrás? Isso eu tenho por aqueles olhos do altíssimo Deus, que em todos os lugares contemplam os bons e os réus; como aqueles olhos santíssimos não viram entre os pecadores nenhum mais vil, nem mais insuficiente, nem maior pecador do que eu, e porque, para fazer aquela operação maravilhosa que ele quer fazer, não encontrou nenhuma criatura mais vil na terra; e por isso me escolheu para confundir a nobreza, grandeza, força, beleza e sabedoria do mundo, para que se saiba que toda virtude e todo bem vêm dele e não da criatura, e que nenhuma pessoa pode se gloriar diante dele; mas quem se gloria, glorie-se no Senhor, a quem pertencem toda honra e toda glória para sempre”.

Então Frei Masseo, a uma resposta tão humilde, dita com fervor, se espantou e ficou sabendo com certeza que São Francisco estava verdadeiramente fundamentado na humildade.

Para louvor de Cristo e do pobrezinho Francisco.

Paz e Bem !

Este texto será meditado em nossos Retiros Franciscanos.

Fontes Franciscanas, Edições Vozes, 2004, pág. 1505.

Sobre o Autor | Website

Sou Frade da Ordem dos Frades Menores, OFM, Bacabal/MA. Temos em comum um coração franciscano e o desejo de divulgar e conhecer sempre mais a Espiritualidade e a Mística de São Francisco e Santa Clara de Assis! Que bom ter você como um irmão e irmã nesta peregrinação! Clique aqui e me envie um e-mail para mais informações! . Paz e Bem !

Peregrino Franciscano: Espiritualidade e Mística Franciscana!

MAIS QUE UMA PEREGRINAÇÃO, UMA FORMA DE VIDA! 

INSCREVA-SE AGORA MESMO EM NOSSA PEREGRINAÇÃO 2019 !

Internet para evangelizar com Paz e Bem!