Diário do Peregrino Franciscano Frei Bernardo OFM

A vocação de São Mateus de Caravaggio

Vocação de São Mateus ou Invocação de São Mateus é uma pintura realizada pelo pintor barroco italiano Caravaggio concluída em1599-1600 para a Capela Contarelli em San Luigi dei Francesi, onde ainda se conserva em Roma.

A tela se executou em torno de dois planos paralelos: o superior, ocupado só por uma janela, e o inferior, no que se representa o momento preciso no que Cristo apontando a são Mateus o chama ao apostolado.O santo está sentado frente a uma mesa com um grupo de pessoas, vestidas como os contemporâneos de Caravaggio, como numa cena de taberna. Cristo traz a luz verdadeira a este espaço escuro dos angariadores de impostos. Para acentuar a tensão dramática da imagem e focalizar sobre o grupo dos protagonistas a atenção de quem olha, recorre ao expediente de submergir a cena numa penumbra cortada por raios de luz branca, que faz emergir os gestos, as mãos, ou parte da roupa, e deixa quase invisível o resto.

Apenas São Mateus enxerga o Cristo e reconhece o seu chamado. Alguns olhares estão tão atentos em contar o dinheiro que nem o percebem. Outros percebem uma presença, mas não reconhecem, não enxergam o Cristo. Alguém chega a passar perto de Cristo, mas está visivelmente desatento.

Detalhes: observe a mão de Jesus que aponta para Mateus. Veja a mão de Mateus como que pergunta: eu? Veja Pedro diante de Jesus com a sua mão, como quem diz: Senhor, ele ?

“Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’

Ele se levantou e seguiu a Jesus”. Mt 9,9

Paz e Bem !

Sobre o Autor | Website

Bem vindo(a)! Este nosso site é para todos que desejam conhecer, aprofundar e peregrinar neste mundo segundo o itinerário espiritual de São Francisco de Assis e a rica tradição da Escola Franciscana. Sou Frade Franciscano, OFM, e estou muito feliz em ter sua companhia em nossa peregrinação franciscana! Paz e Bem, Frei Bernardo, OFM-Bacabal/MA-Brasil!