Conhecendo a Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ETEF

1- De onde parte nossa inspiração?

A inspiração vem das próprias Fontes Franciscanas quando Frei Francisco escreve a Frei Antônio “Eu, Frei Francisco, saúdo a Frei Antônio, meu bispo. Gostaria muito que ensinasses aos Irmãos a sagrada teologia, contanto que nesse estudo não extingam o espírito da santa oração e da devoção, segundo está escrito na Regra”. Assim, Santo Antônio torna-se patrono dos Estudos Franciscanos e de nossa ETEF.

2- Quais os objetivos?

A ETEF tem por objetivos ser um espaço onde a Família Franciscana e todos aqueles e aquelas que desejam conhecer e vivenciar o carisma franciscano possam aprofundar-se nos ensinamentos franciscanos em vista de uma missão evangelizadora profética.

3- Missão em nosso chão

Diante de um cenário atual onde a maioria dos centros e institutos de formação franciscana estão no eixo sul e sudeste do Brasil (ITF, USF, ESTEF …), o que muitas vezes impossibilita a participação dos nossos irmãos e irmãs em cursos e grupos de estudos, é fundamental ter uma estrutura em nosso chão, que possa oferecer processos formativos contínuos a partir da nossa realidade de vida e missão.

4- Organização

Grupo estruturante: é formado por pessoas convidadas para articular e fomentar a ETEF, partindo do princípio que estes têm engajamento pastoral, franciscano e experiência acadêmica profissional;

Os níveis de formação da ETEF :

Núcleos de estudos: tem como objetivo oferecer formação de teologia e espiritualidade franciscana nas cidades onde estão localizados, tendo em vista, principalmente, incentivar o estudo dos aspectos fundamentais da vida, carisma, espiritualidade e missão franciscana, priorizando as Fontes Franciscanas e Clarianas; estes núcleos possuem uma pequena equipe de animação e podem oferecer momentos formativos diversos: oficinas de estudo, café franciscano, fórum e seminários e acompanhamento das videoaulas.

Cursos Regionais: a formação em nível Regional terá o CEFRAM – Bacabal/MA como espaço físico de realização de cursos de extensão e curta duração com certificação e tem como objetivo oferecer um momento de integração entre os núcleos e aprofundamento dos processos formativos;

Curso institucional: através do diálogo e estabelecimento de parcerias existe a proposta de consolidar uma modalidade de curso em teologia e espiritualidade franciscana a ser definida.

5- Como participar?

Integrando um dos núcleos existentes ou criando um novo núcleo em sua cidade que deve ser formado com membros das nossas comunidades, família franciscana ou por qualquer pessoa que deseje conhecer e vivenciar a espiritualidade franciscana.

Os núcleos já existentes são: Fortaleza, Piripiri, Teresina (2), Floriano, Parnaíba, Bacabal, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago da Pedra, Lago Verde, São Luís, Caxias, Codó e Trizidela do Vale.

6- Agenda 2018

Os dois cursos de formação de regionais serão em: 18 a 20 de maio de 2018 e 21 a 23 de setembro de 2018, no CEFRAM, Bacabal!

7- Comunicação e contatos com a ETEF:

E-mail: etef.franciscanos@gmail.com; Facebook: https://www.facebook.com/escola.etef/;

Nossa revista Eletrônica: www.peregrinofranciscano.com(faça a assinatura para receber as atualizações no seu e-mail e onde você encontrará  este texto para download para divulgação e outras informações)

Temos nosso grupo no WhatsApp, para mais informações telefone para: (99) 3621-1558, falar com Ilmar Facundes – Secretaria da Cúria Provincial OFM Bacabal-MA).

Paz e Bem e seja Bem Vind@ à nossa Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ETEF

Texto e apresentação para Download:

Apresentação ETEF Café Franciscano 31 de outubro 2017 Bacabal MA

Apresentação ETEF Café Franciscano 31 de outubro 2017 Bacabal MA pptx

Peregrino Franciscano

MAIS QUE UMA PEREGRINAÇÃO, UMA FORMA DE VIDA !

Nossa Revista Eletrônica sobre Teologia, Mística e Espiritualidade Franciscana!  

Nossa gratidão e parabéns pela sua assinatura! Paz e Bem!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!